quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Taxas de Aprovação e Abandono Escolar no Ensino Médio dos municípios do Noroeste Fluminense – 2008 a 2012


Segundo os dados sobre a Aprovação e Abandono Escolar no Ensino Médio, gerados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o período 2008 a 2012, todos os municípios do Noroeste Fluminense apresentaram evolução na Taxa de Aprovação Escolar e a maioria diminuíram o índice de abandono da escola pelo aluno.

Na Taxa de Aprovação Escolar (Tabela I), Laje do Muriaé destacou-se como o município que mais avançou (41,62%), saindo de uma taxa de 66,8 em 2008 para 94,6 em 2012. Enquanto Aperibé zerou o abandono escolar pelo aluno em 2012, em 2008 este município apresentava uma taxa de 6,5.

A maior taxa de Aprovação Escolar em 2012 coube a Italva (96,4), onde também foi registrada a segunda melhor taxa de abandono escolar pelo aluno (0,3), uma diminuição de 96,20% em relação a 2008. 



Mais detalhes sobre as taxas de aprovação e abandono escolar podem ser obtidas no site do INEP aqui.

6 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Tem que ser positiva, pois a Aprovação é " AUTOMÁTICA ", não?

São aprovados todos os alunos, atingindo ou não o mínimo de Conhecimento. É o que manda a nossa Lei de ENSINO!!!!! Aprovada há anos!!!!

Nossos Professores não podem fazer nada!

Nem há Reprovação por Faltas!!! Diretoria e Professores reféns da Família e MEC!!!!!

Para que se fazer esta Tabela e comemorar? Estes são os mesmos mascarados que estão fazendo quebradeiras nas Passeatas pacíficas contra a Corrupção e a favor da valorização da Profissão PROFESSOR!!!

Com tristeza,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel, tem reprovação sim. A taxa de reprovação vem a ser a diferança entre a taxa de aprovação e 100. Basta fazer as contas.
Quanto aos baderneiros que você se refere, não se deve generalizar.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, onde você acha reprovação?

O aluno, hoje, para ser Reprovado, tem que fazer um esforço sobrehumano para não passar de ano ou nem comparecer à Escola um dia sequer no ano!!!!

Não sou Professora e nunca trabalhei no Estado e Município, mas tenho muitas Amigas que o fazem e as queixas são as mesmas.

Na Pestalozzi, como Psicóloga voluntária, no Consultório de Icaraí,cansei de pegar pacientes que vinham de Escolas Públicas com 9, 10, 11 anos que não sabiam nem assinar seus nomes, escrever palavras simples, ler um texto sem acompanhar com o dedo e soletrar... e já estavam em séries bem adiantadas!!!!!

Quanto aos " Mascarados ", realmente me expressei mal. O que quis dizer foi que as Pessoas do Governo que " obrigam " ( são funcionários e têm que atender ao patrão ) a liberar estas Tabelas para a Mídia são os que põem uma Máscara para expressar em público o que sempre fizeram com o Povo nestes anos todos ( uma metáfora )... para bom entendedor do que se faz por trás dos panos, veio um pouco à tona com o julgamento do Mensalão, Bolsa Família para Vereadores, SUDENE no passado, Deputado PROCURADO no STF etc....

Não penso nunca em generalização quando falo. Foi a maneira como falei que o levou a pensar, me desculpa.

Nada na vida se pode generalizar.

Principalmente neste momento em que estamos passando, único e jamais pensado: um País com o maior número de partidos políticos do Mundo e sem Oposição clara para o Povo que realmente decide as Eleições e quem tem acesso maior à Política verdadeira também está com dificuldade em ir às Urnas!!!!

O Protesto maior seria outro em meu modo de pensar, HOJE!!!! HOJE!!!!

Abs,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel, somos um país de maioria miserável e bem poucos afortunados que tiveram oportunidade de receberem boa educação em casa e na escola. Lidar na escola com esta maioria da mesma forma que se lida com esta minoria que referi, seria nivelar por cima a educação. Era assim o ensino neste país. O resultado desta forma de ensino só levou os alunos menos abastados a desistirem de continuar na escola. Atualmente, pode ser que o aluno na faixa etária que você citou saia da escola com alguma deficiência educacional, mas certamente mais na frente esta deficiência vai ser superada e o aluno não estará condenado a engrossar mais ainda a massa de miseráveis. Sabemos que a educação é tudo no futuro dos cidadãos e país, então temos que criar oportunidades para que o aluno continue a estudar.

Quanto às outras afirmações que você fez (os mascarados são funcionários do governo, o Mensalão - como foi que o FH conseguiu a reeleição? -, funcionários de municípios que desviam dinheiro do Bolsa Família), acho, que mais uma vez, você está generalizando, pois todas estes casos são isolados. Que tal citarmos exemplos positivos que elevou o país ao patamar que ele se encontra.

A reforma política deve ser feita no país, concordo com você que mais de trinta partidos políticos não resolve nada e só piora a situação. Bom, pelo menos concordamos com alguma coisa!!!

Rachel Bruno Siqueira disse...

Parte I:
Hélcio, o avanço no País foi grande em relação à dar de comer e moradia a muita gente.
Mas o Governo não fiscaliza esta distribuição então tem muita gente que realmente precisa e ainda não recebe, enquanto muito mais que recebe e nunca precisou. E estão bem pertinhos, ali em Niterói.
Como a Escola em que trabalhava fazia trabalho social em Comunidades carentes, tive várias vezes em locais onde havia gente com casas excelentes, todo tipo de conforto em móveis e eletroeletrônicos, 1 a 2 filhos, empregados e recebendo Bolsa Família e outros incentivos...
A Escola foi com Professores, demais Funcionários, Diretora, Pais e Alunos no sertão da Bahia, levando ajuda em um trabalho voluntário, preparado em quase um ano para ensinar outros meios de ganharem o " pão de cada dia " ( pintura em tecido, louça, artesanato, tricô, crochê, bordado, todo tipo de trabalho manual às mulheres e homens; além de construção de banheiros e o que precisasse nas casas, mutirão de engenheiros em busca de alternativas para melhorar qualidade de vida lá, busca d'água... )e voltaram emocionados com o que viram: miséria e abandono total, SEM PRESENÇA ALGUMA DO PODER PÚBLICO!!! Na despedida na Praça, lotada de gente chorando porque viriam embora, apareceu um político da região e chamou a Diretora, Irmã Franciscana, para uma conversa particular: " Pago todas as despesas para a senhora e sua turma virem todo o ano aqui e colocarem o meu nome no painel da Praça. "
Ela não lhe bateu por pouco!!!!!! Logo com quem este mau caráter foi se engraçar?!!! Uma das pessoas mais Éticas do mundo que conheço e que abraça a causa dos mais necessitados com todo o Amor do mundo! Criou e administra, trabalhando sem parar,em Niterói - Santa Rosa, a " CASA DO CONVÍVIO ", para Idosos que não têm com quem ficar enquanto os filhos trabalham - Qualquer classe social.
Este é o nosso País, Hélcio. Faz se, mas não é com credibilidade.
Vc acredita que saimos da linha da Pobreza?
Olha para as favelas, os mendigos nas ruas, debaixo marquises, no interior, o crime organizado, a falta da Saúde igualitária para todos ( quem pode viver com o SUS marcando exames para 3, 4 meses, ano que vem? Cirurgias não sendo feitas, nem com ordem judicial!!! Sem Hospitais, material médico para atendimento, medicamento em falta, leitos em falta em todo lugar, aparelhos quebrados no Brasil todo!!!! ); Educação sendo confundida com construção de novas unidades e nenhum Investimento na QUALIDADE DOS PROFESSORES E APERFEIÇOAMENTO DA APRENDIZAGEM, MELHORES SALÁRIOS, DIGNIDADE, INCENTIVO AOS ALUNOS E PAIS!!!! Gente morrendo de fome, nas filas dos Hospitais, de drogas, de falta de vitaminas, de verminose. de cirrose ( muitos usam a cachaça para matar a fome, sabia? ), não precisa ir ao Nordeste e ao Norte para ver MISÉRIA!!!! Está pertinho de nós todos, nas favelas, nas estradas, nas cidades pequenas também!!!! Morre se também por falta de EDUCAÇÃO BÁSICA, como falei acima e os políticos não permitem chegar, senão perdem votos... Uma vergonha!!!! E tem debaixo do nosso nariz, aqui pertinho, muito pertinho!!!!!!! Só abrir o olho que se vê! Isto é POBREZA!
O TIRIRICA PROVOU isto ao Congresso ao entrar: Disseram não ser ALFABETIZADO. Ele provou que era: ' Chegou até a Deputado, ganhou muito dinheiro antes em sua vida, se virou desde criança, se sustentou... então era ALFABETIZADO para a Vida; só NÃO SABIA LER E ESCREVER, coisa bem diferente na Pedagogia!!!!! ALFABETIZAÇÃO= LEITURA DA VIDA. CICLO COMPLETO DA ALFABETIZAÇÃO= LEITURA DA VIDA + LEITURA E ESCRITA. Deu banho nos Doutores da Lei!!! kkkk Adorei porque ninguém de lá de dentro se tocou nesta leitura da Pedagogia.
E digo mais: Conta se nos dedos os POLÍTICOS ALFABETIZADOS EM POLÍTICA, ENTENDIMENTO DE LEIS, CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS!!!!
Abs, Rachel Bruno ( Segue Parte 2 )

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel, ninguém nega que irregularidades ocorrem nos programas assistenciais, os jornais constantemente apontam isso. Acredito que você não pode extrapolar as experiências negativas que você vivenciou para afirmar que as irregularidades são maiores que os acertos em toda parte. Nenhum órgão de imprensa ou de oposição deste país faria uma afirmação desta, acho que a sua indignação com estas irregularidades a induz a generalizar o problema. A fiscalização da boa aplicação dos programas não compete somente a União, entra aí também outras esferas de governo, inclusive as prefeituras municipais, e o povo em geral. Você denunciou as irregularidades que você assistiu a algum órgão responsável? Veja umas tabelas (que você não gosta muito) sobre amplitude e fiscalização do Bolsa Família nos municípios do Noroeste que publiquei no blog neste endereço: http://miracemaestadodorj.blogspot.com.br/2013/09/indicadores-sociais-do-bolsa-familia.html

O próprio governo admite que uma das maiores dificuldades do programa Bolsa Família é encontrar as pessoas necessitadas a serem assistidas. Caso você conheça alguma família que deve ser assistida pelo programa, pode levar esta família na prefeitura que lá eles tomarão medidas necessárias visando o cadastramento no programa.

O problema de saúde no país é grave, tem muita coisa pra ser feita para melhorar. O Mais Médicos tá aí sendo implantado. Nos EUA também as pessoas estão passando por maus momentos para ter assistência médica, vide agora recentemente o enfrentamento do Obama com os republicanos para conseguir aprovar medidas para assistência médica à população. Mesmo com plano de saúde os brasileiros não estão conseguindo marcar consultas ou exames antes de no mínimo três/quatro semanas ou mais dependendo da consulta ou exame.

A pobreza do país decorre de aplicações de políticas erradas de longos anos e não serão em poucos anos que se vai consertar tudo. Quanto a melhora na linha da pobreza do país, órgãos internacionais, que são isentos, afirmam isto .

A democracia não é perfeita, mas ainda é a melhor forma de governo!

Você ainda tem mais partes para escrever?