terça-feira, 18 de outubro de 2016

A poesia de João Cabral de Melo Neto no Teatro SESI Itaperuna neste sábado

Foto: Divulgação
Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa, João Cabral de Melo Neto foi primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Brasil e Portugal. Este grande nome da literatura brasileira é a inspiração da Companhia de Teatro Íntimo, que traz aos palcos dos teatros SESI de Macaé, Itaperuna e Campos a peça João Cabral, que entra em cartaz esta semana.

A Companhia comemora 10 anos de atividade levando ao público um olhar sobre a obra de um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Além de escritor, João Cabral foi também diplomata e viveu em diversos países, mas sua obra nunca deixou de refletir a realidade brasileira, em particular a nordestina, como é possível observar em algumas de suas obras mais emblemáticas, como O Cão sem Plumas e A Educação pela Pedra. Além disso, sua vivência na Espanha, especialmente na Andaluzia, também deixou marcas profundas em sua vida e sua poesia, como se vê no celebrado Sevilha Andando.
Em cena, os atores Raphael Vianna, Gaby Haviaras, Caetano O’Maihlan e Rafael Sieg, que também assina a iluminação do espetáculo, sob a direção de Renato Farias, vão proporcionar  ao público a um breve mergulho na obra e na alma de João Cabral, aproximando autor, atores e espectadores, em mais uma experiência teatral “íntima” cujo principal objetivo é experimentar um raro momento de comunhão entre os que fazem e os que assistem.
Sempre pesquisando outras linguagens, como o cinema, a literatura e, especificamente, a poesia, a Companhia de Teatro Íntimo busca a intimidade em cena através da emoção compartilhada, da comunicação direta e do estímulo a todos os sentidos da plateia.

A ligação do grupo com a poesia é antiga. A Companhia já levou aos palcos a obra de outros autores como Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles,Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Vinícius de Morais.

João Cabral será apresentada no Teatro SESI Macaé em 20/10, em Campos, no dia 21/10 e em Itaperuna, no dia 22/10, sempre às 20h. A classificação é 16 anos. O ingresso custa R$22,00 ( inteira) e R$11,00 ( meia).
 
Os ingressos já estão à venda nas bilheterias dos teatros. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao SESI pagam meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Regional Norte e Noroeste Fluminense, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: