quarta-feira, 4 de maio de 2016

SESI Cultural lança publicação que retrata a economia criativa da capital e de cidades do interior do Rio

O lançamento do livro será em Rosal, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, na sexta-feira (6/5). O município é conhecido pelo tradicional “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” que está retratado na publicação

Foto: Renata Mello
O SESI Rio lança, na próxima sexta-feira (6/5), a publicação “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” e promoverá uma série de debates, palestras e shows gratuitos em diversas cidades do estado. O primeiro município a receber o projeto será  Bom Jesus do Itabapoana (6/5), no distrito de Rosal. O município é conhecido pelo tradicional “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” que está retratado na publicação. Na livro, as autoras Eliane Costa e Mayra Jucá, mestres em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam como os projetos da instituição impactam na formação de plateia, na promoção de novos artistas e no fortalecimento de economias criativas das diversas regiões do estado.

O livro analisa quatro projetos do SESI Cultural presentes em cidades do interior do estado e na capital. Além do “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal”, que resgata a musicalidade e movimenta a economia de Bom Jesus do Itabapoana e região; o “Nasce uma Cidade”, projeto que inova a forma de apresentar ao público a história de Barra Mansa por meio de intervenções urbanas; o “Rede Criativa”, espaço de cocriação da classe artística de cada local onde o projeto está presente, e o “X-Tudo”, que ocorre em toda a rede de teatros SESI Rio e traz uma programação diversificada, com artistas de sucessos nacionais e profissionais locais das cidades onde o evento acontece.

O SESI Rio criou seu programa destinado à cultura em 2004, com o objetivo de incentivar o surgimento de empreendedores artísticos e oferecer visibilidade e oportunidade para grupos, companhias, artistas e agentes culturais das diversas regiões do Estado. Hoje, o programa é referência nacional na promoção do acesso à cultura.

O lançamento do livro “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” vai percorrer as cidades onde os programas da instituição acontecem e impactam fortemente na economia local. Além de Bom Jesus, estão previstos lançamentos em Barra Mansa (12/5), Campos (12/5), Centro do Rio (24/5) e em Jacarepaguá (31/5). Em cada região, o evento será exclusivo com artistas, produtores, agentes e profissionais que fomentam a cultura local. Confira a programação completa:

6 de maio, às 19h
Rosal, Bom Jesus do Itabapoana (Noroeste Fluminense)
Local: Clube da Terceira Idade. Informações: (22) 3811-9219
Abertura: Vídeo do 5º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal
Mesa: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Olga Acosta, responsável pelo Teatro SESI de Itaperuna.
Participantes: Sávio Saboia, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana e Antenor de Oliveira, coordenador de Cultura e Arte do SESI-RJ
Encerramento: Grupo academia do Choro de Miracema
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

12 de maio, às 19h
Barra Mansa
Local: UBM – Centro Universitário de Barra Mansa (Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa – RJ). Informações: (24) 3325-0222
Abertura: Apresentação do livro “Nos Caminhos da Cultura”, por Antenor Oliveira, coordenador de Cultura e Arte do SESI-RJ
Mesa: Apresentação de “Nasce uma Cidade”, por Rafael Crooz , coordenador do projeto e fundador do Coletivo Teatral Sala Preta e assessor institucional do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
Palestra: “Cidades Criativas, Cultura e Desenvolvimento”, por Eliane Costa, mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV e coordenadora do MBA “Bens culturais: cultura, economia e gestão” da Fundação.
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

12 de maio, às 19h
Campos Local: Teatro SESI Campos (Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 – Guarus). Informações: (22) 2101-9052
Debate: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Fernando Rossi, responsável pelo Teatro SESI Campos.
Participantes: Bruno Costa, membro do Conselho Estadual de Política Cultural que representa a região Norte Fluminense, editor do jornal Quotidiano e Criador do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra; Beth Rocha, doutoranda em Educação e Artes pela UFF e professora de artes do Instituto Federal Fluminense; e Olga Acosta, responsável pelo Teatro SESI Itaperuna.
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

24 de maio, às 19h
Centro do Rio
Local: Teatro SESI Centro (Av. Graça Aranha 1, Centro). Informações: 2563-4163
Abertura: Apresentação do livro “Nos caminhos da Cultura – como o SESI Cultural está transformando a realidade das cidades” e do Programa de Cultura SESI Cultural
Debate: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Antenor Oliveira, coordenador de Cultura e Arte do SESI-RJ
Participantes: Gabriel Bichara, coordenador do Programa de Indústrias Criativas do Sistema FIRJAN; Eliane Costa, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV e coordenadora do MBA “Bens culturais: cultura, economia e gestão” da Fundação. Ana Carla Fonseca, doutora em administração pela USP.
Palestra: Cidades Criativas, com Ana Carla Fonseca, profissional de referência em economia criativa, cidades criativas, negócios e desenvolvimento, professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia, cultura e cidades na FGV/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

31 de maio, às 20h
Jacarepaguá Local: Teatro SESI Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas 940, Freguesia). Informações: 3312-3787
Debate: “A atuação do SESI Cultural para o desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com mediação de Artur Torres, promotor cultural do Teatro SESI Jacarepaguá
Participantes: Bernardo Marques, coordenador de produção do museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea e foi articulador local da secretaria municipal de cultura da AP4 (área que engloba Jacarepaguá, Barra, Recreio, Vargens e Valqueire); Mauro Lima, gestor e produtor cultural da Cia Atos e Atores, grupo de teatro de Realengo e um dos coletivos fundadores do Polo de Economia Criativa da Zona Oeste; Robson Sanchez, ator e diretor teatral, fundou em 1998 a Farsacena Cia Teatral, com sede na Zona Oeste e é diretor da Opsis Soluções Culturais, e Zezé Lourenço, professora de dança, coordenadora da Cia de Arte Cadê e do Ponto de Cultura Circuito de Dança, que tem como área de ação o bairro de Jacarepaguá. 
Encerramento: Show do grupo “Os Marungo”
Entrada Franca / Classificação: 16 anos

O Festival de Rosal:

O “Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal” já é referência em toda a região noroeste do estado. A ideia de um festival de música era um desejo coletivo da comunidade de Rosal e, em 2011, esta ideia se  em realidade. A primeira edição aconteceu com recursos do município e o apoio de empresas locais, assim como em 2012 e 2013.
A entrada do SESI Cultural como realizador em 2014, consolidou o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal no calendário de eventos e turismo cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, recebendo público também  das regiões da Zona da Mata Mineira e Sul do Espírito Santo.
Com informações da Assessoria de Imprensa - Sistema Firjan NF

Nenhum comentário: