domingo, 5 de julho de 2015

Joãozinho quer provar que joão-de-barro é criminoso passional


Filho de pai fazendeiro, Joãozinho foi criado na roça e depois de adulto e de maior parte da vida em centro urbano se mantém fiel à sua origem como acreditar em lendas que os velhos caboclos da roça lhe contaram quando criança. Já Marquinhos, além de amigo de Joãozinho e entusiasta da natureza, sempre demonstrou interesse por lendas, principalmente por aquelas que envolvem a fauna e flora.

Dias destes, Joãozinho, em suas andanças pelas roças de Miracema, ora de bicicleta ora de moto, observou no alto de um angico-vermelho uma casa de joão-de-barro com a entrada fechada. Não perdeu tempo, deu meia volta e foi comentar o achado com Marquinhos:

- Marquinhos, Marquinhos, Marquinhos, ...
- Mas o que foi Joãozinho?, escutei da primeira vez que você chamou. Eu estava nos fundos da casa. Que tanta ansiedade é esta que o traz aqui?
- Você acredita que joão-de-barro fecha na casa a fêmea que o trai, matando-a sufocada?
- Acredito que é lenda!
- Você está com tempo agora?
- Sim.
- Então me aguarde um pouco, que vou até em casa pegar a camionete e uma escada grande que tenho. Vou te levar pra ver uma casa de joão-de-barro com a entrada fechada. Vamos quebrar a casa para ver se tem um esqueleto de pássaro dentro e comprovar, ou não, se é lenda mesmo.

E foram Joãozinho e Marquinhos averiguar a tal casa de joão-de-barro. Chegando ao local, Joãozinho colocou a escada encostada na árvore e à medida que subia a amarrava com corda no tronco, para dar mais segurança. Desta forma, ele subiu até o último degrau da enorme escada para averiguar bem de perto a lacração da entrada da casa: olhou, olhou e deu seu veredicto lá de cima:

- O material empregado no fechamento da casa é mais claro que barro, mas o danado pode ter utilizado barro branco. Tem uma fenda, portanto a danada, se tá aí dentro, não morreu asfixiada, não. Vou descer e suba você pra ver.

Ao observar de perto, Marquinhos concluiu que marimbondo havia feito caixa na entrada da casa do jõao-de-barro, com o que acabou concordando Joãozinho:

- Você tem razão, é caixa de marimbondo mesmo. Ainda não foi desta vez que tiramos a limpo esta história!

Nenhum comentário: