quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prédio histórico do ex-Hotel Braga em Miracema passa por reformas

Foto: Helcio Menezes
O prédio do ex-Hotel Braga, na equina das ruas Marechal Floriano e Matoso Maia, passa por reforma na qual o miolo do prédio está sendo totalmente refeito. A obra teve início há seis meses e já foram construídos alicerces em cerca da metade do prédio e lajes já foram erguidas na parte detrás. Segundo o proprietário, o comerciário e empresário Francisco Poeys, na parte de baixo serão construídas lojas comerciais, com entrada pelas duas ruas. Na parte de cima, a reforma prevê manter o hotel, que na construção original tinha 22 quartos, mas na reforma darão lugar a suítes.

O proprietário dividiu a obra em duas fases, a primeira irá reformar totalmente parte da frente que fica na rua Marechal Floriano e tem extensão até o ribeirão Santo Antônio, com prioridade para as lojas. Na segunda fase, serão reformados os primeiro e segundo pisos da parte restante de frente para a rua Marechal Floriano e da parte que fica na rua Matoso Maia. A reforma completa do prédio está orçada em R$ 1,5 milhão.

Por ser o prédio tombado pelo patrimônio histórico do município, a fachada será totalmente mantida. O prédio foi construído em 1918, pelo imigrante italiano Salvador Ciúffo. O primeiro arrendatário do hotel, Arthur Braga, instalou o Hotel Braga, que na época era um dos melhores da região.

As construções realizadas por Salvador Ciúffo, em Miracema, tinham como engenheiro o imigrante italiano Francisco Poly e água encanada que era fornecida de seu sítio, que vem a ser o atual bairro Vale do Cedro. Nas viagens que Salvador Ciúffo fazia à Itália, ele trazia cópias de plantas de construções que eram aplicadas nas obras que ele erguia em Miracema.

Nenhum comentário: