terça-feira, 21 de abril de 2015

Coleta seletiva de lixo avança nos municípios de Itaocara e Santo Antônio de Pádua

Foto: BioRetrô
Em Itaocara, a Coleta Seletiva Solidária, entre Prefeitura e ACAMARI (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itaocara), recolhe cerca de 18.400 kg de resíduos sólidos ao mês. Em um ano, conseguiu recuperar cerca de 21,15 % de todo o lixo da cidade, deixando de levar mais de 100 toneladas de lixo para lixões. 

Em Santo Antônio de Pádua, a Tetra Pak, em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), cedeu em regime de comodato quatro equipamentos para a cooperativa de coleta seletiva do município: uma prensa hidráulica, uma balança eletrônica, uma empaletadeira e um elevador.

O consultou técnico da Tetra Pak, Paulo Ribeiro, visitou as instalações onde se realizam os trabalhos de separação dos resíduos juntamente com o Secretário municipal de Meio Ambiente Otony Faria Junior e ficou satisfeito com o resultado do trabalho e principalmente com a utilização dos equipamentos.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

Com informações das Prefeituras de Itaocara e Santo Antônio de Pádua e da BioRetrô

Nenhum comentário: