quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mestre Rogério ministrou oficinas de toques e cantos no 13º Encontro de Jongueiros da região Sudeste


Imagem de arquivo: mestre Rogério e
a saudosa DonaAparecida Ratinho

Entre os dias 5 e 7 de dezembro a Associação Senzala de Caxambu de Miracema participou do 13º Encontro de Jongueiros do Sudeste, em São José dos Campos (SP), juntamente com a maioria dos grupos de jongueiros com registro no IPHAN. 

O grupo de jongueiros da associação de Miracema participou do evento com o presidente Leonardo Coleta, mestre Rogério Rodrigues Pereira e outros 43 integrantes. No evento, o grupo de Miracema expôs materiais sobre o caxambu e peças de bijuteria confeccionadas por seus integrantes, além de ter participado da programação do 13º Encontro como solenidade de abertura, rodas de jongo, palestras, reuniões e a grande roda de encerramento. Mestre Rogério ministrou oficinas de toques e cantos organizadas pelo evento.

Vale ressaltar que o grupo de Miracema recebe aulas do curso de Confeccionador de Bijuterias, do PRONATEC de Cultura, realizado no Centro Cultural Melchíades Cardoso.

O Caxambu, também conhecido como Jongo, é uma dança brasileira de origem africana dançada ao som de tambores como o caxambu. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o jongo é o 'avô' do samba.

Com informações da Prefeitura de Miracema

Nenhum comentário: