sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ibope: Dilma tem 39% das intenções de voto, Marina 31%, e Aécio, 15%

Intenção de votos 
Dilma Rousseff (PT) - 39%
Marina Silva (PSB) - 31%
Aécio Neves (PSDB) - 15%
Pastor Everaldo (PSC) - 1%
Os outros candidatos somados - 1%
Brancos e nulos - 8%. 

Eventual segundo turno 
Dilma teria 42% e Marina, 43%
Dilma teria 48% e Aécio Neves 33%
Marina teria 51%  e Aécio, 27%

A pesquisa Ibope, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi feita entre os dias 5 e 8 de setembro e ouviu mais de 2 mil pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na análise sobre potencial de votos, 15% das pessoas ouvidas declararam que votam com certeza em Aécio Neves e 35% não votariam nele. Dilma teria o voto de 32% dos entrevistados, enquanto 42% não votariam em sua reeleição de jeito nenhum. Em relação a Marina, 26% dizem que votam na candidata e 26% não a escolheriam nas urnas.
O cruzamento de dados entre a intenção de voto e a avaliação do atual governo mostra que Dilma lidera entre os que consideram seu governo ótimo ou bom. Esse grupo responde por 30,5 pontos percentuais das intenções de voto em seu nome. Marina Silva lidera entre os que consideram o governo Dilma regular, ruim ou péssimo.
A avaliação do governo Dilma Rousseff subiu sete pontos percentuais, passando de 31% em junho para 38% em setembro, segundo a pesquisa. A aprovação do modo de governar está equilibrada: 48% dos entrevistados aprova, enquanto 46% desaprova a maneira de condução do atual governo.
O levantamento também apontou melhora na confiança da população no governo, que passou dos 41% para 45%. Mesmo com essa melhora, 50% não confiam na candidata à reeleição.
O combate à fome e à pobreza é o principal destaque dado pelos entrevistados ao governo Dilma, seguido pelo combate ao desemprego e medidas relacionadas ao meio ambiente e educação. No final da lista de áreas aprovadas pela população está a taxa de juros, saúde e impostos que tem aprovação pouco maior que 20%.
Na comparação com o governo Lula, 44% dos entrevistados avaliam a administração como igual e 40% consideram o governo de Dilma pior. Apenas 13% acreditam que houve melhorias.
Em uma análise sobre as notícias recentes mais lembradas pelos entrevistados, as referentes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras se destacam em primeiro lugar, seguida pelo tema corrupção. Eleições aparece na terceira posição, com 7% dos entrevistados.
Apenas 20% das pessoas ouvidas declararam muito interesse no processo eleitoral. Esse interesse era de 16% em junho. “Estamos a quase um mês das eleições, mas chama a atenção que quase um quarto [dos entrevistados] diz não ter interesse algum nas eleições”, disse Renato da Fonseca, gerente executivo de pesquisa e competitividade da CNI. Pelos dados, 25% dos entrevistados disseram ter pouco interesse e 23% nenhum interesse no assunto.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: