segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Noroeste Fluminense: metade do lixo gerado na região continua sendo levado para lixões

Após o prazo de encerramento dos lixões a céu aberto, 2 de agosto, persistem ainda em funcionamento no Noroeste Fluminense nove lixões que recebem diariamente 97,44 toneladas de resíduos sólidos, o que representa pouco mais de 50% do total de resíduos gerados na região (189,39 toneladas/dia). Estes lixões estão localizados em: Bom Jesus do Itabapoana (21,55 toneladas/dia), Cambuci (7,23), Italva (7,17), Lage do Muriaé (3,83), Natividade (8,67), Porciúncula (9,17), Santo Antônio de Pádua (21,77), São José de Ubá (1,92) e Varre-Sai (4,00). Aperibé deposita os resíduos (6,64 toneladas/dia) em lixão de Santo Antônio de Pádua, segundo informações do secretário do Meio Ambiente de Miracema Emerson Luiz Pereira. 

Itaocara e Miracema vem, de algum tempo, depositando seus resíduos sólidos (11,78 e 17,62 toneladas/dia, respectivamente) na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de São Fidélis, embora esta ainda não tenha empresa vencedora de licitação para administração. Itaperuna decidiu, agora em cima do prazo de encerramento dos lixões, transportar os resíduos gerados no município (68,04 toneladas/dia) para Campos dos Goytacazes até que as licenças do Aterro Sanitário de Itaperuna sejam concedidas.

Os lixões ainda em funcionamento no Estado do Rio deverão encerrar suas atividades até o final do ano, prazo dado pela Secretaria estadual do Ambiente para que os municípios elaborem um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), junto ao Ministério Público, para definir responsabilidades e destino de seus resíduos sólidos. 

Situação do Aterro Sanitário e CTR que atenderão cidades do Noroeste Fluminense (segundo o Diário do Vale)

CTR de São Fidélis - está pronta e começará a funcionar assim que uma empresa vencer a concessão que está sendo licitada pelo Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos do Noroeste Fluminense. Cidades que irão destinar lixo na CTR São Fidélis: Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Cambuci, Italva, Cardoso Moreira e São Fidélis.

Aterro Sanitário de Itaperuna - uma empresa privada deu entrada ao processo de licenciamento no INEA, e enquanto esta iniciativa não se concretiza, o consórcio irá licitar a construção e operação de uma estação de transbordo em Itaperuna, com transporte e destinação final em aterro sanitário licenciado. Os municípios que fazem parte desta estratégia são: São José de Ubá, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula e Varre Sai.

Postagem relacionada: Fim dos lixões: municípios poderão fazer acordo com MP para cumprir metas

Nenhum comentário: