quarta-feira, 2 de julho de 2014

INÉDITO: CULTURA DO NOROESTE FLUMINENSE AGORA ESTÁ DISPONÍVEL EM GUIA IMPRESSO BILINGUE E APLICATIVOS PARA TABLETS E CELULARES

Riquezas da cultura de Aperipé, Itaperuna, Itacoara, Italva, Miracema, Natividade, Porciúncula, Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, São José de Ubá e demais municípios da região estão também no novo portal bilíngue (mapadecultura.rj.gov.br), que disponibiliza 120 documentários, 8 mil fotos e 3. 5 mil verbetes sobre a cultura fluminense

Miracema: Cia. Folclórica Boi de Miracema (Foto: Cris Isidoro)
A cultura do Estado do Rio de Janeiro está mais acessível: o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, enciclopédia online das manifestações culturais fluminenses, acaba de ganhar versão em inglês e novos conteúdos - são 120 vídeos documentários, 3 mil e 500 verbetes e 8 mil fotos. Inúmeras riquezas culturais materiais e imateriais de Italva, Itaperuna, Itaocara, Santo Antonio de Pádua, Porciúncula e demais municípios da região Noroeste do Estado integram o novo portal Mapa de Cultura do Rio de Janeiro. A novidade inclui também os aplicativos para tablets e celulares (IOS e Android) e o guia impresso bilíngue e ilustrado Cultura.RJ.

Itaperuna: Ararte (Foto: Cris Isidoro)
Os aplicativos trazem funcionalidades como as sessões Por Perto e Meu Mapa, onde o usuário pode desde levantar os pontos como atrações culturais mais próximos à sua localização até montar seus roteiros pelas regiões do estado, integrando-os ao Google Maps.  Trazem ainda todo o conteúdo disponível no portal, os vídeos, fotos, textos e mapas dos 92 municípios do estado com interface própria e navegação amigável criada especialmente para os mobiles.

Uma outra novidade é o Cultura.RJ, guia ilustrado impresso bilíngue, com 416 páginas,  com tiragem de 5 mil exemplares. O guia traz um recorte de algumas das principais atrações e roteiros do Mapa de Cultura do Rio. Com dez mapas, em torno de 250 fotos, e informações de serviço, o guia apresenta o Rio em todas as suas faces: do tradicional, ao pitoresco; do oficial ao alternativo; do folclore à arte urbana. Da Feira das Yabás ao Theatro Municipal, diferentes patrimônios singulares da cidade do Rio. Da efervescência da Baixada Fluminense, com seus cineclubes e coletivos urbanos, à resistência dos bois pintadinhos e folias de reis do Norte e Noroeste do Estado - passando pelas fazendas e os atabaques do Vale do Paraíba; pelo clima ameno com "sotaque europeu" da Região Serrana; ao charme colonial e cultural de Paraty, na Costa Verde.  

Para a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes, "o guia, os aplicativos e a versão em inglês  tornam ainda mais acessíveis - para  jovens, turistas, viajantes e curiosos -  os belos, poéticos e dinâmicos conteúdos do Mapa.  Este trabalho é contínuo e permanente e será sempre incompleto, pela natureza do que se propõe a retratar, mas hoje o Mapa já forma um banco de dados com 3.500 verbetes, 120 vídeos e oito mil fotos, a cargo do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, o Inepac."

O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção e conteúdo da Diadorim Ideias. A Faperj aderiu ao projeto, em 2014, sendo responsável pela viabilização dos aplicativos e do guia Cultura.rj. Trata-se de um esforço inédito de pesquisa e catalogação que reúne informações sobre espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado, resultado de um  trabalho de reportagem com equipes que percorreram 15 mil quilômetros do território do estado em 2011 e 2013.

Geo Comunicação

Nenhum comentário: