quarta-feira, 4 de junho de 2014

Começam as obras para prevenir enchentes no Norte e Noroeste fluminense

Evento em Santo Antônio de Pádua terá a participação do governador Pezão

As obras para prevenir enchentes nas regiões Norte e Noroeste Fluminense terão início, nesta quinta-feira (5/6), no município de Santo Antônio de Pádua. O evento terá a participação do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho. As intervenções para mitigação das cheias dos rios Pomba e Muriaé beneficiarão cerca de 200 mil moradores de Italva, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira e Itaperuna, cidades que receberão a visita do governador nesta quinta-feira.

O governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância da obra.

- Vamos, enfim, tirar esses projetos do papel e acabar de vez com as enchentes que causam há décadas tantos danos e sofrimento aos moradores da região – afirmou o governador.


Segundo o secretário Carlos Portinho, a população de Italva, Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua começarão a sentir os efeitos das obras já no próximo verão (2015).


- Os moradores desses municípios não podem mais conviver com o pesadelo de novas enchentes quando chega o verão, e nós todos não podemos mais uma vez contar números de desabrigados, feridos e mortos – disse o secretário, ressaltando que, em 2012, as chuvas deixaram 19 mortos, mais de 12 mil desalojados e 3.340 desabrigados.


As enchentes causam impactos social e ambiental e grandes prejuízos à economia dos municípios. Segundo dados de pesquisa realizada pela Firjan, só em janeiro de 2012, as chuvas causaram um prejuízo de R$ 30 milhões às empresas que atuam na região.


Mitigação das cheias


As obras terão investimentos do Estado de R$ 653 milhões, e compreendem a construção de duas barragens e dois extravasores. Há também obras de derrocamento (retirada de pedras) e de desassoreamento (retirada de areia, lama), drenagem e urbanização.


As duas barragens para o controle de cheias e dois extravasores no Rio Muriaé serão construídos antes das cidades de Laje do Muriaé e de Itaperuna. Dentro dos limites urbanos serão executadas obras de derrocamento e desassoreamento, drenagem e urbanização ao longo do leito dos dois rios.


As barragens e os extravasores têm por finalidade desviar, em momentos de fortes chuvas, as águas excedentes do Rio Muriaé – que corta as cidades de Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira e Itaperuna – para fora dos seus limites urbanos. As águas excedentes serão desviadas para um canal, retornando para o leito do rio em trecho após as cidades.


Os eventos acontecem nos seguintes locais:


- Avenida José de Alencar Leite- Ponte Paulino Padilha, Santo Antônio de Pádua (13h)


- Praça Padre Martins, Laje de Muriaé (14h).


- Campus V Unig – BR-356, Km 02, Itaperuna (15h).


- Rua Cel. Luiz Sales, Centro (dentro do estacionamento grande no centro da cidade), Italva (16h).


- Rua Dr. Salo Brand – cabeceira da ponte Salo Brand, Cardoso Moreira (17h).


Imprensa RJ 
 

Nenhum comentário: