quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estágio atual do tratamento de esgoto em Miracema

Segundo informações do Censo IBGE 2010, o município tem 88% de abrangência de domicílios com acesso à rede de esgoto considerado adequado (rede geral ou fossa séptica).

Conforme informações do Anuário Estatístico do Estado do RJ,  92% da população do município é atendida por esgotamento sanitário, por meio de oito mil ligações ativas de esgoto e 75 km de extensão de rede geral (Tabela I).

De acordo com a tabela II, existem no município seis estações de tratamento de esgoto (ETE) primário que beneficiam 22% da população. 

Esperamos que, com a liberação da verba de mais de R$ 24 milhões proveniente do convênio assinado recentemente pelo prefeito Juedyr com o PAC2, este quadro acima traçado da situação atual de tratamento de esgoto no município mude totalmente.


Tabela I:

Tabela II:

2 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Boa tarde, Hélcio!
Li sua reportagem e torço muito há longos anos para que aconteça realmente a despoluição dos Ribeirões Santo Antônio e do Bonito ( Paraíso do Tobias ), com o Tratamento total do Esgoto ANTES de ser despejado nos Ribeirões.

Lendo a tabela, vi que Miracema diz seu tratamento ser " Primário ", em sua grande maioria; uns 3 Primário e Anaeróbico.

Pesquisei o que seria " Primário " aqui mesmo, para ter mais certeza do que expor aqui.

A dúvida, que peço me informar: Onde ficam as REDES DE TRATAMENTO DE ESGOTO em Miracema que fazem este TRATAMENTO PRIMÁRIO, antes de serem jogados nos RIBEIRÕES?

Abraços e aguardo sua resposta, por favor,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Boa tarde! Raquel
A relação dos seis ETE's primários de Miracema está na Tabela II.
Abs