sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fazenda Santa Inês será em breve aberta à visitação


Curador do Centro de Cultura e Memória da Fazenda Santa Inês, Dr. Carlos Felipe Felix Ventura Lopes, alertou o blog a respeito da inclusão da fazenda no site do Mapa de Cultura do RJ, elaborado pela Secretaria estadual de Cultura. No site são exibidas as belezas culturais, arqueológicas e místicas da fazenda. Link para o Mapa de Cultura do RJ com a fazenda Santa Inês.

A seguir, fotos e descrições sobre a fazenda extraídas do referido site:

A fazenda Santa Inês é um dos principais legados históricos de Miracema. Em 2011, foi identificado em suas terras um sítio arqueológico dos primeiros habitantes da região, os índios Puris. Trata-se de uma espécie de oficina onde se elaboravam artefatos como machados. Os sinais de polimento e amolação aparecem nas rochas da cascata que corta o terreno. Primeiro do gênero no interior do estado, o sítio foi descoberto pela arqueóloga Nanci de Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  “O próximo passo é fazer um mapeamento georreferenciado do local. Possivelmente há outros sítios na região, com mais informações sobre os Puris”, aposta Nanci.


Em 2014, a fazenda Santa Inês deve abrir as portas para visitação pela primeira vez. Todo o acervo, uma autêntica lavoura arcaica, será reunido no Centro de Cultura e Memória e incluirá uma variedade de objetos de torturas de escravos. Também farão parte da exposição alguns cômodos do casarão da Santa Inês, de estilo neoclássico, mobiliários do século XIX; um antigo engenho de açúcar e a área externa de mil hectares.


A Santa Inês guarda ainda uma aura mística. Em 1996, uma vidente teria recebido ali mensagens de Nossa Senhora.  O local da suposta aparição foi transformado em santuário onde é realizada missa semanal e um grupo de miracemenses se reúne para ouvir a Virgem. O proprietário da Santa Inês, Roberto Lopes, nascido na fazenda em 1934, desfia milagres realizados e acredita que a Santa Inês é um lugar especial. “Nossa Senhora disse que, dos quatro cantos do céu, este é o mais habitado pelos anjos. Uma ufóloga também já afirmou que uma nave mãe recebe neste local a visita das naves filhas em viagem pelo sistema planetário”.  Belas paisagens e muitas histórias não faltam na Santa Inês. 

Clique nas fotos para ampliá-las

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa iniciativa para a cultura de Miracema. Sabe informar quando abrirá. Tel algum telefone para contato. Obrigado.