quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Desafios do desenvolvimento em Miracema (RJ): uma abordagem territorial sustentável de saúde e ambiente

Navegando na rede encontramos este estudo. Parece ser estudo de tese de doutoramento, embora não tenha esta referência. A única referência encontrada foi no rodapé das páginas: "Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2, p.575-589, 2013". Achamos muito interessante, e, por isso, estamos disponibilizando o link aqui. 

A seguir, título, autores, resumo e conclusão do citado estudo: 

Desafios do desenvolvimento em Miracema (RJ): uma abordagem territorial sustentável de saúde e ambiente

Paulo José de Mendonça Ribeiro
Mestre em Ciências. Coordenador de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/FIOCRUZ.
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480, 5º andar, Manguinhos, CEP
21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail: ciclomkt@hotmail.com

Christovam Barcellos
Doutor Geociências. Professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde/FIOCRUZ.
Endereço: Av. Brasil, 4.365, CEP 21045-360, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail: xris@fiocruz.br

Odir Clécio da Cruz Roque
Doutor em Ciências. Professor Adjunto/Pesquisador do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente/Faculdade de Engenharia/UERJ e Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/FIOCRUZ.
Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480, 5º ºandar, Manguinhos, CEP
21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail: odir@ensp.fiocruz.br

Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar um modelo de gestão do marketing como estratégia para promoção do município saudável e sustentável em Miracema (RJ). A estrutura da pesquisa deu-se, primeiro, pela coleta de dados primários, com a realização de entrevistas com gestores municipais para conhecer o Sistema de Gestão Municipal e construir mapas participativos para diagnóstico dos problemas e conflitos.
Segundo, uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretando a percepção junto à população por meio de questionário estruturado da problemática no município. Na investigação de ferramentas e instrumentos para resposta à problemática no município de Miracema utilizou-se como referencial a matriz Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR).
Com base no conhecimento produzido, elaborou-se a proposta de gestão do marketing no município baseada nos indicadores de resposta diagnosticados na esfera municipal. Miracema apresenta potencial para desenvolvimento nos setores primário e secundário. O agronegócio deve ser desenvolvido no modelo sustentável, em conformidade com políticas públicas capazes de promover a continuidade de investimentos. O mesmo aplica-se ao aproveitamento da matéria prima na indústria. Logo, o Zoneamento Econômico Ecológico do município contemplando o ambiente induz a ferramenta indispensável de sua viabilidade.

Palavras-chave:
Marketing sustentável; Sustentabilidade socioambiental; Indicadores; Desenvolvimento sustentável; Gestão territorial.

Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2, p.575-589, 2013 575

Conclusão
Para o desenvolvimento sustentável tornar-se viável, a gestão pública deve ser democratizada e descentralizada; construir a sinergia local, municipal e microrregiões. A participação dos atores sociais inclui o Sistema de Gestão. Isto é, no planejamento que possibilite atuar numa perspectiva de longo prazo as perspectivas sociais e implementem a capacitação de elevar as oportunidades sociais, econômicas, cultural e as condições de vida digna a população.
Miracema apresenta potencial para desenvolvimento nos setores primário e secundário. O agronegócio deve ser desenvolvido no modelo sustentável em conformidade a políticas públicas capazes de promover a continuidade de investimentos federais.
O mesmo aplica-se ao aproveitamento da matéria prima na indústria. Logo, o Zoneamento Econômico Ecológico do município contemplando o ambiente, induz a ferramenta indispensável de sua viabilidade.
O diferencial do município, ainda que atualmente incipiente, é o turismo ecológico e rural. O primeiro fator básico está em sua gente simples e amigável que certamente contribuiria sobremaneira para fomentar o potencial nesta atividade, na geração de emprego e renda. O benefício reduziria os conflitos entre a zona rural e urbana, pois requer investimentos em saneamento nos distritos ao ampliar suas infraestruturas.
Ao promover a organização social e o avanço da participação popular, deve, antes de tudo, priorizar a qualificação dos grupos sociais para que se apropriem dos instrumentos de gestão ambiental pública, capacitando-os para uma atuação cidadã em prol da melhoria da qualidade socioambiental dos municípios, do estado e do nosso país. Nesta perspectiva torna-se estratégico o controle social da gestão ambiental pública.
Essa proposta possibilitou adequar a informação “intra” e “entre” as secretarias e sugere uma Coordenação de Marketing. Com eixo estratégico a nível hierárquico de secretaria com o objetivo inicial de gerenciar a comunicação e informação na inserção da gestão socioambiental com vistas a promoção do município saudável e sustentável. As ações partem para o que convencionou-se denominar Processos de Participação – oficinas com a sociedade; oficinas temáticas; entrevistas e reuniões; sensibilização.
Além disso, são necessários estudos técnicos territoriais, para construção de cenários prospectivos definindo estratégias que propiciem instrumentos legais com base na viabilidade financeira, projetos estratégicos e territoriais à um Sistema da Gestão Socioambiental com viabilidade política.
Os instrumentos utilizados neste estudo atenderam ao objetivo de levantamento das questões socioambientais no município. Sugere-se um modelo de gestão do marketing baseado na sustentabilidade socioambiental. Porém, isto requer um aprofundamento que demanda o acesso a informações mais detalhadas. A oferta de informações permitiria levantar e planejar projetos de desenvolvimento considerando as especificidades de Miracema e do noroeste fluminense. A transparência permite o entendimento das qualidades e entraves que atuam sobre a situação socioambiental dos municípios fluminenses, e a população deve ser vista como parceira no enfrentamento de problemas na Administração Pública.

Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2, p.575-589, 2013 587

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