quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Todos os caminhos levam o povo de Miracema para a Rua Direita

Tem sido assim desde o início. Onde são realizados os desfiles comemorativos das datas cívicas? Onde concentram as pessoas antes de algum grande evento nos clubes de Miracema como a festa da fantasia? Onde se reúnem os torcedores dos grandes clubes de futebol quando estes se sagram campeões? Onde são realizados os desfiles de carnaval, incluído aí todo tipo de manifestação carnavalesca? Aonde vamos, ou pelo menos passamos, quando saímos para laser?

No meu tempo de adolescente e de muitas outras gerações que se passaram, o grande barato do sábado à noite era passear na calçada da rua Direita, da esquina do Bazar Leader à esquina do Hotel Braga. Tempo bom, “tempo da inocência”, que infelizmente não existe mais.

Certamente, as respostas das indagações feitas no primeiro parágrafo deste texto inevitavelmente vão ser RUA DIREITA. Alguns diriam que é tradição as comemorações desembocarem na rua Direita, enquanto outros vão dizer que por falta de opção melhor tudo acaba sendo na rua Direita.

Pois é, a Prefeitura de Miracema cogita em transferir os desfiles do carnaval para a avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, entre a praça dos Correios e o Parque de Exposições. No Parque, seriam instalados: palco para shows; arquibancadas; sistema de som e iluminação; banheiros químicos; e praça de alimentação. Os galpões das baias do Parque também seriam utilizados pelas agremiações carnavalescas para a confecção dos carros alegóricos, etc. Tudo isso, sem entrar em detalhes a respeito da logística para desviar o transito de caminhões pesados da RJ-116, na qual faz parte a avenida que se pretende realizar os desfiles do carnaval.

Esta ideia de levar o carnaval para o Parque de Exposições não é nova. Administrações municipais anteriores também cogitaram em tentar fazer isto, mas desistiram. Porém, para saber se esta empreitada pode vir a ser a mais certa ou não, só a realizando para saber.

Também deve ser levado em consideração, que o desfile das agremiações menos expressivas deve ser realizado onde o povo está, visto o pouco público que elas têm; enquanto que para assistir os desfiles das grandes agremiações, o povo tende a ir ao local que o evento vai acontecer.

Um provérbio popularmente atribuído aos japoneses: “no Japão, primeiro se faz o gramado do jardim, para saber exatamente por onde o povo vai passar. Somente depois, então, que os caminhos do jardim são pavimentados.”

Nenhum comentário: