terça-feira, 24 de setembro de 2013

Apenas três municípios do Noroeste evoluem no IFGF 2011


A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou recentemente a segunda versão do índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que mede a capacidade das prefeituras de administrarem suas contas. O IFGF mede cinco componentes: IFGF Receita Própria; IFGF Gastos com Pessoal; IFGF Investimentos; IFGF Liquidez; e IFGF Custo da Dívida. Os dados trabalhados pelo IFGF são gerados pelos próprios municípios para serem entregues à Secretaria do Tesouro Nacional.

Natividade, Varre-Sai e Miracema foram os únicos municípios da região que apresentaram avanço no IFGF 2011, em relação ao ano anterior. Natividade apresentou evolução de 9,14% no Índice, além de ter ficado em 1º e 18º lugares nos rankings da região e Estado, respectivamente, enquanto Varre-Sai registrou avanço de 7,93% e Miracema de 6,18%.

Natividade e São José de Ubá tiveram o conceito “Boa Gestão” no IFGF 2011, enquanto os demais municípios da região foram conceituados como “Gestão em Dificuldade”. São José de Ubá ficou, respectivamente, na 2ª e 27ª colocações nos rankings da região e Estado.

Conceitos estabelecidos pelo IFGF: “Gestão de Excelência” (acima de 0,8); “Boa Gestão” (entre 0,6 e 0,8); “Gestão em Dificuldade” (entre 0,4 e 0,6); e “Gestão Crítica” (abaixo de 0,4).

A boa gestão atribuída a Natividade deveu-se aos conceitos estabelecidos nos seguintes componentes do Índice deste município: IFGF Investimentos, IFGF Liquidez e IFGF Custo da Dívida ("Gestão de Excelência") e IFGF Gastos com Pessoal ("Boa Gestão").  Melhores conceitos estabelecidos nos componentes do IFGF de São José de Ubá: IFGF Liquidez e IFGF Custo da Dívida ("Gestão de Excelência") e IFGF Gastos com Pessoal ("Boa Gestão"). Link para o site da Firjan, onde pode-se ver os valores estabelecidos para os componentes do IFGF e outras informações.


Nenhum comentário: