quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A sede da fazenda Santa Justa foi revitalizada


Depois de uma notícia ruim a respeito do patrimônio histórico do município, que foi a demolição da sede da fazenda Santa Cruz, recebemos, com muita alegria, esta ótima notícia sobre a sede da fazenda Santa Justa, que também foi construída no século XIX, enviada pelo Vinicius Leite Correa:

“Grande Helcinho,
Para amenizar um pouco a tristeza por esta perda
[demolição da sede da fazenda Santa Cruz], posso enviar fotos da sede da Fazenda Santa Justa, também inventariada em 2009 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPC), totalmente reformada com as cores originais.
Eu e o Dr. Augusto Alves junto com as respectivas esposas como proprietários da fazenda desde janeiro de 2012 estamos tentando resgatar um pouco da história da antiga fazenda, inclusive com pesquisas para construção de uma capela com a imagem da Santa Justa.
Tal fato mereceu referencia no blog Alcoutim Livre de Portugal, do escritor José Varzeano, onde fomos buscar informações sobre a imagem de Santa Justa para esculpirmos uma réplica.”

 
 
A venda da fazenda Santa Justa para os atuais proprietários, Vinicius e Dr. Augusto, não poderia ser mais acertada. São duas pessoas visionárias que sabem do valor histórico e turístico do bem que adquiriram. Parabéns para estes dois ilustres miracemenses.

Alguém disse uma vez, não lembro quem: “Se Miracema vier a receber turistas será para admirar nossas construções históricas e não para ver edificações que se veem em qualquer lugar.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Helcinho
Muito legal seu blog!!! Sensacional essa revitalização da fazenda. Será que a Fazenda da Liberdade irá também se perder? Seria maravilhoso ver ela reformada...
Katia Neves

Hélcio Granato Menezes disse...

Tomara que não, Katia! Por enquanto a fazenda da Liberdade está de pé. Parece que a família Barros tem feito pelo menos o essencial. Mas ela está realmente precisando de uma boa revitalizada.
Não sei se vc percebeu, o Vinicius da fazenda Santa Justa é o filho da sua prima Cleide.
Obrigado pelo elogio ao blog

Anônimo disse...

HELCIO

ATE QUE ENFIM UM VISIONARIO NA CIDADE... SERA QUE NAO EXISTE SECRETARIA DE CULTURA NA CIDADE PARA DEFENDER O PATRIMONIO HISTORICO

ABRACOS MUNDINHO

Rachel Bruno Siqueira disse...

Mundinho, até que enfim o vejo de volta! Que boa notícia!!!!

Posso responder o que sei da sua pergunta: Existe o Marcelo da Tia Chica, que luta muito por nosso Patrimônio Histórico, mas...

... a politicagem miracemense o atrapalha demais e a quem mais quer fazer algo a longo prazo.

Basta ver o que fizeram nestes últimos 4 anos com o Centro Cultural Melquiades Cardoso: tem coisas que ficaram irrecuperáveis, segundo informações colhidas lá.

Sem contar a dificuldade financeira das Famílias em manter as Sedes e seu entorno, já que é feita uma " Reforma Agrária " entre os filhos, netos...

Abraços e saudades,
Rachel Bruno