quinta-feira, 18 de abril de 2013

Empregos formais no Noroeste Fluminense - março de 2013

(postagem retificada em 29/09/2013 para correção da comparação com fevereiro e janeiro a fevereiro de 2013)

Em março de 2013, o saldo da flutuação de empregos com carteira assinada no Noroeste Fluminense foi favorável em 239 postos de trabalho. O resultado é o cálculo da diferença entre 1.697 admissões e 1.458 desligamentos. Em relação ao mês de fevereiro houve aumento de 360%.

Os maiores saldos de março foram registrados em Itaperuna (137), Itaocara (51), Cambuci (24) e Bom Jesus do Itabapoana (23).

No primeiro trimestre de 2013, o saldo na região foi de 779 novos empregos gerados. O resultado foi sustentado pelo saldo de postos de trabalho criados em Itaocara (500) e Santo Antônio de Pádua (390). Em relação ao acumulado do ano até fevereiro houve aumento de 44%.

Principais ocupações que geraram empregos nestes dois municípios que se destacaram no primeiro trimestre de 2013:
No Estado do Rio foram criados 15.359 postos de trabalho formais, em março deste ano. No primeiro trimestre do ano, o saldo foi desfavorável em 599 empregos.

Em março de 2013, os empregos celetistas aumentaram em 112.450 novos postos em todo país. No primeiro trimestre de 2013, o saldo da flutuação foi favorável em 264.796 novos postos de trabalho.

4 comentários:

kvari disse...

Só um porém, Hélcio.
Em várias cidades, Miracema e Pádua por exemplo, esse cadastro esta sofrendo com a 'bagunça' causada pela terceirização dos serviços da Secretaria Estadual de Educação. É sabido que o Governador Cabral já enviou projeto à Alerj para acabar com todos os cargos de servente e merendeira mas o estado já não faz concurso para serventes e porteiros escolares.
Nesse começo de ano ,e no final do ano passado, houve uma verdadeira 'dança das cadeiras' entre empresas contratadas pera prestar tais serviços.
No fim do ano passado houve licitação e a empresa anterior perdeu - demitiu todo mundo. a ganhadora, contratou todos novamente. Em Janeiro a empresa ganhadora, disse não poder cumprir o contrato e desistiu do serviço, mandou todo mundo embora. Entrou a segunda colocada, contratou todo mundo de novo. Mais uma vez não cumpriu com o contrato e foram demitidos todos os funcionários. E outra empresa foi contratada e novamente os funcionários contratados. É complicado assim mesmo.
Acredito que daqui pra frente esses números passem a expressar a 'realidade'.

Hélcio Granato Menezes disse...

Kvari,
Então empatou em 2013, pois admitiu e demitiu duas vezes.
Mas, no registro do CAGED, para Miracema, não tem tais admissões e demissões. Tem lá, as seguintes ocupações que são parecidas: cozinheiro (5 adm. e 1 dem.), auxiliar de serviço de alimentação (1 adm. e 2 dem.), copeiro (1 adm. e 1 dem.), faxineiro (3 adm. e 2 dem.)e auxiliar de manutenção de prédio (1 adm.).

kvari disse...

É Hélcio. Acaba ficando no empate. Mas os números ficam altos e pra quem divulga só os empregos - como o governo federal - parece que tá gerando emprego pra todo lado. Mas são as mesmas pessoas que entram e saem.
No caso em questão são auxiliares de serviços gerais, auxiliares de cozinha e porteiros.
Alguns que foram demitidos não foram recontratados.

Anônimo disse...

O novo prefeito não fez nada ainda para gerar emprego no município de Miracema?Ele não era o salvador da pátria?