sábado, 2 de março de 2013

Momentos rurais registrados por Rachel Bruno Siqueira na Serra dos Pirineus


 
 
 
 
 
 


"1. Julieta ( cachorrinha do meu empregado ) e o meu Bidu, depois de 1 ano virou vaqueiro ( antes morava em Niterói; está com 3 anos ).
2. Marrequinhos em meu açude ( agora assoreado. O vizinho que comprou propriedade em set.-out./2009 e em início de 2010 desviou água para caminho longo, fazendo a perder se antes de chegar ao açude e cortando a inúmeras vezes; uma delas ficou cortada uns 3 meses ). Fiquei conversando com o INEA desde 2010 a junho/2012, quando protocolei denúncia e só foi fazer vistoria em agosto, não me chamando, somente o vizinho - ouviu somente sua história e em dezembro me mostrou este Relatório, sem fazer nada até agora. Tenho fotos e filmes e Escritura do uso e construção do açude por meu Pai em 1959, anexada ao INEA. Sempre o mantive limpo na maior parte e deixei espaço para estes queridinhos que, agora, não tem água alguma.
3. Acho que são anus brancos no fio de luz na roça.
4. Marrequinhos no açude .
5.Variedade de alimentos e guarda costas: Pato, marreco de Pequim, marreco, galinha etc.......
6.Emiliana, minha sobrinha, amamentando o carneiro Macaco, que comemos agora no Natal, já imenso, atacando pessoas e bois."

Rachel,
Ficamos consternados e tristes com o sacrifício do carneiro Macaco. Não acreditamos, de forma nenhuma, que Emiliana tenha concordado com este trágico desfecho da vida do bichinho, que, com tanto amor e carinho, ela amamentou e cuidou. Nem, tampouco, achamos que Emiliana tenha concordado em comer o Macaco na ceia de Natal. Acretitamos, também, que o filho do seu funcionário Marquinhos e esta outra menininha linda, que aparecem nas fotos, foram totalmente solidários com as atitudes de Emiliana, em relação ao pobrezinho do Macaco.

(risos)

Lindas fotos! Rachel. 

2 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Quem disse que Emiliana comeu o Macaco e soube de sua morte na época?

Só soube recentemente e porque estava muito grande e pegando todo mundo, inclusive correndo atrás dos bois e vacas no pasto, um risco muito grande, pois cerca nenhuma o segurava.

Meus Pais criaram um assim também, que era até mais chique: adorava andar de fusca para onde eles iam - Miracema, Palma etc.... Quando grande passou a pegar todos e me pegou grávida de 3 meses da minha filha Mariana. Eu aparei suas cabeçadas com as mãos até meu Pai vir do curral com um porrete e lhe bater com muita força. Ele afastava e vinha na direção da minha barriga. Passei um sufoco e nem voz para gritar tive; uma empregada quem viu foi quem gritou.

As fotos do Bidu debaixo do cavalo demonstra a maior inocência e falta total de noção de perigo: um passo atrás ou á frente do cavalo, meu pequenino viraria pastel... snif...snif...

Acachoeira fica no Morro dos Pirineus. E a cobra é uma jararaca, pega por nossos trabalhadores ( 2 de cada um dos 7 produtores dali de cima em 26/12/2010 ) que roçaram todo o Morro dos Pirineus para as Máquinas da Prefeitura irem arrumar a estrada e não apareceram. Eu dei água o dia todo a eles e o lanche e a cervejinha no final do trabalho: 1ª vez que paguei cerveja para alguém ( sou propagandista contra qualquer bebida alcoólica para não gerar dependentes; quase perdi meu filho em acidente de carro causado por um bêbado ). Tenho todas as fotos, mas não achei as melhores das cachoeiras de lá.

Quanto aos marrequinhos acho que estão em outras fotos que não consegui enviar, junto com filhote de quero quero e rolinhas.

Obrigada pela Promoção da Zona Rural e pelo comentário carinhoso!

Agora lá tem um queijo delicioso com café: " Delícias do Paraíso ". Produção nossa e com toda a higiene, com Queijeira nos moldes de Minas e vende se também. Tem doces caseiros também. Pode aparecer lá que não ficará com fome, ok?

Emiliana está esperando um feriado para vir de Macaé e fazermos uma cavalgada com direito a Piquenique.

Abraços e bom domingo,
Rachel Bruno

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, acabo de ver uma Reportagem na TV Alterosa ( aqui canal 2 ) que lembra muito você.

O Reporter( quando peguei já havia iniciado, então não sei por onde começou ) estava falando sobre Campanha contra retirada de Minério que precisa de fazer vários poços profundos d'água e acabaria com as nascentes naturais e as lindas Cachoeiras do lugar.

Depois ele aparece perdido em uma linda Cachoeira em Itabirito, mas queria ir para o Rio Que Sobe. Lá encontrou o Bar da D. Nica e aí mostra as belezas naturais do local.

Antes, no caminho de terra, mostra a serra e sua imensidão de mata.

Pelo pouco que conheço de vc pessoalmente e o muito via leitura do seu BLOG, acho que seria um dos passeios que iria adorar, pois é Natureza pura, nata, simples como a nossa que costuma mostrar.

O Programa se chama " Viação CIPÓ ", domingo por volta de 9h, 9h30min..

As fotos foram repetidas; meu computador deu tilti aquele dia. Verei agora se consigo enviar as fotos melhores dos pássaros no açude etc....

Abraços e ótimo restinho de domingo,
Rachel Bruno