segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Recentes andanças pela APA Miracema


Tanta goiaba madura na beira da estrada está bichada ou tem marimbondo no pé! Não, não tem marimbondo no pé, mas as goiabas, como a maioria das que nascem à toa por aí, têm bichos. Mas dá pra comer, claro que somente as partes não afetadas pelos bichos. É goiaba branca, muito boa. As mais maduras deixamos para os passarinhos. O interessante deste pé de goiaba é que não tem nenhuma folha: será o calorzão que tem feito ou os frutos que consomem todas as forças da árvore não deixando energia para as folhas?

Ficamos impressionados com a beleza do azul desta flor. Muito diferente, não?

Interessante este buraco de circunferência arredondada na pedra de pequena cachoeira. Será por acaso um amolador fixo arqueológico? 

Bando de irerê e casal de merguhlão-pequeno.


Freirinha. É um macho adulto.

Trator no alto do morro para formação de pastagem em vez de deixar a mata ocupar aquele espaço para melhor irrigar a terra ao redor. Quem faz isso nesta época de chuvas fortes corre sério risco de a camada fértil do solo ser levada pela enxurrada e o terreno se tornar inútil.

A placa que indica o início da APA Miracema, no Km 8 da RJ-116, perdeu os pilares de eucalipto que a sustentavam e está encostada na cerca da beirada da estrada. Será que os pilares viraram lenha?

A estrada vicinal de subida da Serra de Flores a caminho da fazenda Santa Cruz tem três trechos, de uns cinquenta metros cada um, que estão em petição de miséria. Nem carroça a cavalo está conseguindo passar por causa da erosão provocada pelas últimas fortes chuvas. Vi lá a tal carroça com uma das rodas engolida pela cratera formada pela erosão. Fiquei horrorizado de ver moradores daquela área trafegando de moto simples e desgastada, e com mulher e filho na garupa, por aquela estrada. Os moradores daquele lugar tem necessidade de usar a estrada diariamente e estão desesperados. Alô Prefeitura?

12 comentários:

kvari disse...

Primeiro, como sempre, belas fotos. Queria eu dar uma volta dessas com você um dia.
Segundo, a goiabeira deve ter sido atacada pelas saúvas que já me disseram que tem muito la pras bandas da APA.
Terceiro, o buraco seria da queda de um meteorito? Pegada de dinossauro? Tem que ser melhor investigado pra aproveitar o potencial dele.
Quarto, realmente um descalabro o desmatamento pra fazer pasto. Lamentável. O PPA deve ser implantado o mais rápido possível na APA, pois valerá mais a pena deixar uma árvore de pé do que manter uma cabeça de gado.
Quinto, que a Secretaria de Agricultura tome providências pra consertar as estradas.

Hélcio Granato Menezes disse...

Kvari,
Estou sempre rodando de moto por aí. Quando você quiser sair num passeio deste e só entrar em contato comigo. Será um prazer tê-lo como companheiro de passeio!

AngelMira disse...

De fato, que exuberância aquela flor azul...

kvari disse...

Compartilhamos - Angeline e eu - essa notícia no Facebook e eis uma resposta do Secretário Municipal de Meio Ambiente:

"Oi Anderson, a ideia do livro é muito boa. Sobre desmatamento já percorri toda a APA e não vi nenhum. Estamos trabalhando para poder fiscalizar melhor, principalmente arações de terra com declividade acima do angulo permitido, o profissional capacitado está de férias,(Dr. Gustavo). Quanto as estradas o prefeito já mandou arrumar a patrol e o Marcus Leitão com certeza irá arruma-las. Não tem maquina, não tem trator, não tem caminhões suficientes. Mas estamos confiantes. Mas também tem boas noticias, acabamos com o lixão da antiga UTIL e essa semana iremos receber uma equipe da Secretária Estadual do Ambiente para iniciarmos o processo da remediação do local, uma nova unidade de conservação está por vir, estamos destinando 100% do lixo para um aterro devidamente legalizado. Um abraço."

kvari disse...

Hélcio, sabe que esse buraco está parecendo mesmo uma cratera?
De um lado as bordas são em certo ângulo e do outro retas como se realmente tive caído um meteorito.
Se quiser fazer uma nova visita a ele dá pra comprovar se é uma cratera de meteorito ao se aproximar uma bússola do ponto mais profundo e a agulha "ficar maluca" já que 99,99% dos meteoritos são formados por ferro.

Hélcio Granato Menezes disse...

Gostei muito da resposta do secretário da Agricultura, Emerson. Pela resposta em si e pela presteza em manter informadas as pessoas que mostram preocupação com o meio ambiente do município.

kvari disse...

Só um aparte Hélcio, o Emerson é Secretário de Meio Ambiente. O Secretário de Agricultura é o Marcos Leitão.

Hélcio Granato Menezes disse...

Desculpem pela falha na troca da pasta de governo do secretário Emerson.

kvari disse...

Olá Hélcio. Pode me passar as medidas aproximadas desse buraco e onde encontrou ele?
estou muito curioso com o formato dele.
É um círculo muito perfeito e com uma borda inclinada e outra reta parecendo muito com uma cratera de meteoro.
Gostaria de estudá-lo mais.

Hélcio Granato Menezes disse...

Kvari,
O buraco tem aproximadamente 50 cm de diâmetro. Fica na cachoeira da represa da fazenda Boa Vista.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Olá, Conterrâneos e Parceiros da mesma luta!
Precisei da Secretaria do Meio Ambiente para suposto Crime Ambiental e, em apenas um telefonema no final da tarde, minha Propriedade após Paraíso do Tobias foi visitada no dia seguinte cedo por Sra. Janine e Equipe, tomadas todas as providências e dado o retorno à tarde ao vizinho com cópia ao meu empregado. Excelente trabalho.
Solicitei ao Sec. de Agricultura Marcus Leitão verificação dos buracos imensos em minha estrada por onde levo leite ao tanque resfriado e na manhã seguinte foi com 2 funcionários verificar e entrou em contato comigo: estava correndo todas as estradas rurais e fazendo um levantamento dos casos mais urgentes, enquanto aguardava a tentativa de conserto das Máquinas, todas quebradas; somente uma em funcionamento cuidando da remoção do Lixo e entulhos para buracos das estradas intransitáveis. Após Carnaval ele pegou uma Dengue e está de repouso. Mas está bem atento a nossa causa.
Quanto aos pássaros e flor, Hélcio, são lindos, como todos os que traz por aqui.
Uma dica: no Buraco da Égua existe uma casa velha com uma jibóia na cozinha, na madeira, bem enrolada. Tire uma foto.Eu tenho lá na roça.
Kvari, estes buracos são comuns em cachoeiras, em formatos diversificados. Temos muitos.
Abraços,
Rachel Bruno

Anônimo disse...

Caro Helcio, sou Celeste Scramigon, faço parte de uma Ong de Meio Ambiente, a AMINATURE. Vc pode me conhecer melhor, conhecento um pouco do nosso trabalho, que é voluntário e sem fins lucrativs.
Olhe, li no "Amanhã", do Jornal O Globo (de 10-09-13),sobre o hobby dos 'aprecidores de pássaros', ou melhor sb o birdwatching". Gostaria de podermos convesar com vc sobre a possibilidade de implantarmos esse hobby aqui.
Para tanto, gostaria de conversar com você, pessoa chave para nos orienar, já que temos tantos pássaros na região. Tenho certeza que não faltarão adeptos. Peço, por favor, que me ligue, para que possamos conversar melhor.
Olhe pedirei ao Armandinho Azevedo,que providencie o conserto da estrada a que vc se referiu.
Meu telefone: 38521443. Por favor, me ligue.