terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livro "Exóticos invasores" do miracemense Sávio Bruno fomenta debate


Matéria publicada hoje no O Globo, na página Ciência, pelo repórter Renato Grandelle, informa que o livro “Exóticos Invasores - Bioinvasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações”, Editora UFF, de Sávio Freire  Bruno e Vanessa Trally Bard, fomenta debate sobre o avanço das espécies invasoras e tráfico de animais silvestres. Confira lá no jornal ou neste link.


Espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats. Neste contexto, o livro se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, particularmente aves, répteis, anfíbios e mamíferos, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, das etapas do processo de invasão biológica, assim como de medidas de prevenção e controle. Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas, o histórico da introdução e a situação atual da invasão. O livro conta com a apresentação do ilustre Médico Veterinário MSc. Roberto Rocha e Silva, enfatizando a importância da publicação. (do site Biodiversidade e Conservação)

Preço de capa R$ 25,00
Pode ser adquirido  diretamente com Jennifer Arêas no Instituto de Biologia - UFF ou Gabriela Lins na Faculdade de Veterinária.
Emails para pedidos e informações: jenniferareas@gmail.com e gabrielalins1@live.com
O livro também pode ser adquirido na Livraria da EDUFF, na Praia de Icaraí, 9, Niterói, RJ.
Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012. 127p.: Ilustrado; 23 cm – Coleção Didáticos.

Um comentário:

Anônimo disse...

No sitio do bode na estrada de Palma tem muitos macaquinhos que foi solto na mata que não são nativo de Miracema.