domingo, 23 de dezembro de 2012

Estado do Rio impede entrada de produtos vegetais de outros estados sem a PTV


Doenças que atingem lavouras de laranja e banana são os principais focos da fiscalização

Barreiras fitossanitárias nas principais rodovias de acesso ao Estado do Rio de Janeiro, realizadas por técnicos da Defesa Sanitária Vegetal, da Secretaria de Agricultura, estão impedindo a entrada em território fluminense de cargas de produtos vegetais não acompanhadas da PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais).

A operação, intensificada na última semana, tem por objetivo evitar a entrada de pragas que já ocorrem em outras unidades da federação, como Minas Gerais e São Paulo, e que podem trazer sérios prejuízos para a agricultura, especialmente para as lavouras de laranja e banana.

O coordenador de defesa sanitária vegetal, Renato Machado, explica que no caso da laranja, o foco da fiscalização é impedir o ingresso do "cancro cítrico" e "greening", doenças ainda ausentes no Rio de Janeiro, e evitar a disseminação da "mosca negra dos citros" para outras áreas do estado onde sua presença não foi detectada. Já para a banana, o objetivo é manter o status de "área livre de Sigatoka Negra", condição alcançada desde 2005.

- De acordo com a legislação, para o trânsito de vegetais deve ser apresentado a PTV, emitida pelo serviço oficial de defesa sanitária vegetal dos estados. Esse documento é fundamentado na Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), emitida por agrônomo responsável pela produção, atestando a rastreabilidade e condição fitossanitária dos produtos. As cargas fiscalizadas que não estiverem acompanhadas da documentação poderão ser rechaçadas, com retorno à origem, ou até mesmo destruídas e seus responsáveis, autuados e multados - alertou ele.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: