quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O AVÔ E O NETO NA PRAÇA ( IV)


Trimmmmmm!!! Trimmmmm!!!
- Bom dia! O que o jovem deseja?
- Bom dia! Você é a nova doméstica da casa? Estou vendo que sim. Meu avô está?
-Ah! desculpe? Não sabia que era você. Já o conheço muito de ouvir falar, do seu avô: o neto que sempre o acompanhava nas suas saídas pela manhã. Entre por favor.

- Oh! meu neto. Você por aqui! Faz tempo que você não aparece e não dá notícias. Andei preocupado. Por onde tens andado?
- Vô, a vida profissional leva a gente pra lugares que nunca imaginávamos de ir. Tive que me ausentar durante este período, mas estou de volta, pra mais perto. Tava com saudade, né Vô?
- Não seja presunçoso! Mas estava sim.
- Estou vendo que já estava preparado para aquele passeio na praça, não?
- Claro que sim, meu neto. A esta hora da manhã você sabe muito bem aonde vou.
- Cadê a vó?
- Saiu, foi fazer umas comprinhas pra casa. Na volta você fala com ela. Vamos que já estou me atrasando.
- Calma vô, quando a vó souber que estava comigo não vai lhe dar bronca pelo atraso para o almoço não.
- Você continua presunçoso.

Chegando a praça Dona Ermelinda, o neto e avô se encaminham para o centro, da praça, e se sentam num banco para conversar.

- Vô, tem acompanhado a campanha presidencial?
- Como não, meu neto. Tenho visto os jornais e os debates na televisão. Está tudo muito diferente hoje em dia. Os candidatos não se mostram como eles mesmos. Tem agora um expert em marqueting que conduz os candidatos: o que ele vai falar, vestir, como se comportar ... Pra mim os candidatos viraram uns atores em cena, dirigidos por este marqueteiro.
- É verdade vô.
- Meu neto os programas de governo de cada candidato não são mais mostrados para o povo e discutidos, por eles. O que vale é um acusar o outro de um percalço qualquer e se mostrar como santinhos. Colocaram a questão do aborto no centro da campanha, para conseguir votos dos cristãos, e se esqueceram que o Estado brasileiro é laico. Esqueceram também que nessa discussão o que está em jogo é a liberdade da mulher tomar decisão sobre si mesma e evitar que a cada dois dias morra uma delas neste país porque teve de recorrer a clínicas carniceiras clandestinas. Teve um dos candidatos que mandou imprimir dois milhões de “santinhos” com a frase “Jesus é Verdade”. Como disse uma jornalista: “se Jesus é verdade, como fica a verdade dos brasileiros não-cristãos? Eles, os candidatos, não são candidatos a Papa.”
O presidente Lula tem uma visão do povo sofrido deste país que bem poucos têm. Também sacou que para o país desenvolver precisamos antes tirar da miséria e elevar o nível de vida de muitos brasileiros para que seja conseguido tão almejado desenvolvimento. E ele vem conseguindo isto ao longo destes oito anos de governo.
Então, meu neto, o meu voto é para a Dilma Rousseff.

- Eu sabia vô! que os nossos votos não seriam diferentes! Fiquei completamente embevecido com seu pensamento que não escutei o relógio da Igreja. Mas já deve ter passado da hora do almoço.
- Eu escutei as badaladas do relógio, meu neto, enquanto falava com você. Já passou sim da hora estipulada pela sua avó para o almoço. Vamos embora.

Nenhum comentário: