domingo, 13 de junho de 2010

PASSEIO PELA ZONA RURAL V

O percurso de hoje: entramos pelas estradas vicinais que iniciam na Usina, subimos a Serra de Flores, passamos pela fazenda Santa Cruz e nos bandeamos pra Minas Gerais: seguimos para Silveira Carvalho, Barão do Monte Alto, Patrocínio do Muriaé e Eugenópolis. Voltamos para Miracema por Laje do Muriaé. De Barão do Monte Alto em diante foi só asfalto. A paisagem da foto acima é do município de Miracema e foi tirada na subida para a fazenda Santa Cruz.
A foto a seguir é de um açude no alto da Serra que parece um rio:
Infelizmente, este tamanduá-mirim não teve sorte ao atravessar estrada no alto da Serra: Orquídea, frango-d'água e casa de joão-de-barro adotada por um casal de canários, fotografados no alto da Serra:




Obra de arte em pedra, árvore interessante rodeada de cachorros beagles e carcarás proliferando, flagrados na Serra:

Segundo depoimento de fazendeiro e empregados, existe um lobo-guará que surgiu na área da foto a seguir. De fato, a vegetação da área assemelha-se com a vegetação do Cerrado:

6 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, os 3 " marmanjos " merecem minha preocupação sim, pois gosto deles e são meus Amigos.

Amigos se deve tratar sempre muito bem; então estão convidados para novo passeio e com direito a um almoço de fogão à lenha, feito pela Lourdinha. Agora está numa época boa para fotografar o meu açude, que o vizinho limpou a parte que fica em seu lado ( mas lá está com milhões de micuins, que eu e meu cachorro trouxemos; na parte da grama dele... rsrsrsrs... os meus estão mais discretos que estou sendo seguindo ORIENTAÇÃO DA EMBRAPA DE JUIZ DE FORA, Dra. Marcia Prata ), que os marrequinhos, ererês, frango d'água etc...... estão lindos, conforme foto que queria lhe enviar, mas não sei como.

Minha máquina não tem o recurso da sua e estava com pressa, mas você fará a festa também com as Maritacas, Azulões, Pombas " Trocal "(? )...

Parabéns por sua sensibilidade com as fotos acima e todas as outras tiradas no INTERIOR!

Me delicio com elas e seus comentários!

Posso dar uma sugestão? Por que não aproveita e mostra a REALIDADE do nosso INTERIOR RURAL: TOTALMENTE ABANDONADO PELO PODER PÚBLICO - AGROPECUÁRIA, ESCOLAS RURAIS INEXISTENTES, ESTRADAS ( ? ), RECURSOS PARA OS POUCOS MORADORES AINDA; CASAS DOS POUQÍSSIMOS MEEIROS................O QUE SE INVESTE NA ZONA RURAL ( SE INVESTE AINDA, o Poder Público ); PLANTIOS QUE VÊ E QUEM OS FEZ ( COM AJUDA DE QUEM? ) ETC.....COMO O LEITE É TRANSPORTADO NA ÉPOCA DAS CHUVAS ETC.......

Que TRABALHINHO lhe passei, hein?

Somente no MUNICÍPIO TODO DE MIRACEMA ( lembrando dos 2 DISTRITOS, que na Prefeitura eles NÃO EXISTEM ).

Abraços e ótima semana,
Rachel Bruno Siqueira

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,
Tá combinado. Na próxima vez que formos para os lados de Paraíso vamos avisá-la.
Obrigado pelos elogios das fotos. Fazemos o possível para mostrar como é linda nossa zona rural, com seus belíssimos pássaros.
Gostei da sua sugestão: mostrar toda realidade e dificuldades, que têm hoje em dia, os pequenos proprietários rurais. Vamos pensar no assunto.
Abraços, Hélcio

Rachel Bruno Siqueira disse...

Obrigada!

" Inté ", então, ok?

Abraços,
Rachel

larry disse...

Caro Helcinho:
Realmente passeio maravilhoso e lindas fotos, com grande diversidade de ambientes. Uma grande pena o acidente com oTamanduá.
Abraços.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

É um eerno prazer termos notícias suas, principalmente de tão importante trabalho que realiza.

Há notícia da existência de martim-pescador no territorio de Miracemsa?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,
O prazer é todo meu em vê-lo por aqui!
Em Miracema têm muitos martins-pescadores. Já avistei vários e de muitos tipos diferentes. Ainda não consegui fotografá-los porque são muitos ariscos. Quando eu conseguir uma foto, vou dedicá-la a você, pelo Martins.
Abraços