terça-feira, 30 de março de 2010

O INHAMBU DE MIRACEMA

Nelson Schelck e Márcio e Hélcio Menezes. Caçada de paca na
Mata do Conde (1966)
Quarenta anos depois, entro nas matas de Miracema atrás do inhambu xororó (Crypturellus parvirostris). Pássaro ainda comum nas matas e capoeiras de Miracema. Desta vez, não é para abatê-lo como fazia naqueles tempos. Confesso que fui caçador. Hoje sou ambientalista, portanto um ex-caçador, reminiscências à parte. No lugar da espingarda empunho uma máquina fotográfica.

A sensação que se tem no interior de uma mata, principalmente pela manhã cedo, é quase indescritível: o frescor e aroma provocados pelas relvas e folhas das árvores molhadas pelo sereno e o silêncio absoluto, ora interrompido pelo tilintar dos galhos e folhas com a força do vento ora pelo gorjeio dos pássaros, trazem uma sensação de paz de espírito e bem estar incomensuráveis. Recomendo para quem sofre de depressão.

O inhambu é um pássaro incrível. Seu pio pode ser ouvido de longa distância. O macho pia de forma diferente da fêmea. Para atraí-lo, devemos, através de pio apropriado, facilmente encontrado em lojas de artesanato indígena, imitar o pio do sexo oposto (para ouvir o pio: http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=crypturellus+parvirostris ). Outra característica: depois que a fêmea põe os ovos, cerca de quatro, ela deixa a incumbência de chocar os ovos e criar os filhotes para o companheiro, e abandona aquele espaço territorial para sair a procura de outro macho.

Mas, não foi desta vez que consegui captar a imagem do inhambu na natureza. Apesar de sentir que estava bem próximo não pude avistá-lo. Acho que ele avistou-me primeiro e desapareceu na mata. Acho que perdi a prática. Fico devendo.

Mais detalhes sobre o inhambu xororó pode ser visto nos endereços: http://www.avespantanal.com.br/paginas/3.htm e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inhambu-choror%C3%B3

Postagem atualizada em 06/04/2012: 

Como fiquei devendo, aí está a imagem do inhambu xororó captada hoje (06/04/2012) em Miracema. Demorou quase dois anos, mas chegamos lá. É uma fêmea:

3 comentários:

AngelMira disse...

Hélcio,

A Dona Mulatinha, falecida, uma senhora boníssima e simpática, que creio era descendente dos puris, dizia que em festa de ... inhambu nao entra. Vc lembra o ditado?

Hélcio Granato Menezes disse...

Angeline,
Captei no Google: Em festa de jacu, inhambu não pia ... Em festa de jacu, não entra inhambu. Em festa sem comer não há gaita temperada. ...

Ainda do Google: jacu, em tupi guarani, quer dizer rico... inhambu, na mesma lingua, quer dizer pobre. Ou seja: em festa de rico, pobre não entra ...

AngelMira disse...

Legal, Hélcio! Obrigada pela resposta.