segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O AVÔ E O NETO NA PRAÇA D. ERMELINDA III


Trimmmmmmmmm!

- Ô! meu neto. O que o traz aqui a esta hora da manhã?
- Tudo bem? vô. Vim para lhe acompanhar no seu passeio na praça d. Ermelinda.
- Então vamos lá. Eu já estava de saída.
- Espera um pouco, vô, deixe-me dar um beijo na vó.
- Podemos ir?
- Claro! meu neto, só vou deixar este livro aqui que estava levando para ler na praça. Com sua companhia não preciso de outra.
- “Pontas de Fogo”, de Gilberto Barroso de Carvalho. Interessante! vô.
- Se você gostou, pegue-o emprestado.
- Han, sim. Obrigado.

E juntos, caminharam avô e neto para a praça.

- Meu neto, vamos nos sentar hoje mais no centro da praça?
- Aonde quiser, vô. Não faço nenhuma objeção. Vamos, então, sentar ao lado do busto do autor de “Pontas de Fogo”?
-Vamos, sim.

E o neto deu uma folheada no “Pontas de Fogo” e parou na página do poema “Mentira Azul”.

-Título bonito e enigmático este: “Mentira Azul”. Heim, vô? Quer que eu o leia para o senhor?
- Faz favor, meu neto.
- Então lá vai:

“Minha amiga,
Recebi tua carta e em seus dizeres
Senti que a alma tens presa a um mito antigo.
Que em troca dos reais e bons prazeres
Queres o céu, casa de um Deus amigo.
Pobre de ti!
Há pois para escolheres
Os dois caminhos que traçar consigo:
Um, em que a Luz deslumbra os vivos seres,
Outro em que a treva marchará contigo.
O da Luz, é o da Terra alegre e clara,
Da Vida que vivemos, desta seara
Que em nossas almas lavra o Amor taful.
O outro é o do Céu - uma esplanada altura
Que à alma entristece e a vida desfigura
E é nada mais que uma mentira azul.”

- Vô, o senhor sabe o significado de taful?
- Meu neto, em casa pegue o dicionário.
- He! he! he! Tá bem, vô.

- Vô, estou já há algum tempo para lhe perguntar sobre a Sociedade Operária, cuja sede fica ali do outro lado da rua, porque quase não vejo movimento lá.
- A sede da Sociedade foi construída em 1926. Por ali nunca houve mesmo muito movimento, não. Com os movimentos sociais que ocorreram no Brasil, como o “Anarquista” em S. Paulo, nunca se permitiu que ali tivessem mais do que cursos como de corte e costura para as mulheres, alfabetização de adultos e, claro, time de futebol para os homens.
- Mas quem, vô, não permitia que tivesse outros movimentos lá?
- Meu neto, você hoje está um pouco com preguiça de pensar! E você deve estudar mais história.

- Tem razão, vô. Vô, a prosa tá boa, mas escutou o relógio da Igreja?
- Vamos almoçar, meu neto.


No “Espaço do Marcelino” (http://www.marcellino.xpg.com.br/2.html ) tem uma biografia muito boa do Gilberto Barroso de Carvalho. Vale a pena conferir.

Um comentário:

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

Suas cônicas históricas continuam ótimas.

Que assim continue.

Sobre Barroso de Carvalho também há boas informamações no Capítulo BCR de Logradouros de Miracema, Volume II.

Muito boas festas.

Abraços, saúde e Paz de Cristo
Luiz Carlos/MPmemória.